Amanda Odebrecht Jorge
        Psicóloga clínica - CRP-08/30459

flamins_fotos-46.jpg

“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir (...) Escutar é complicado e sutil…
Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma (...). Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia. Eu comecei a ouvir." (Rubem Alves)

 

Para Amanda, uma boa relação terapêutica se estabelece a partir da escuta. Não é apenas ouvir, como uma escuta passiva, é estar estar atenta aos aspectos verbais e não verbais da comunicação e saber acolher, compreender, validar e respeitar aquilo que é dito. 

Amanda é psicóloga clínica formada pela PUC-PR e pós-graduanda em Psicoterapia Infantil pela FAE. Realiza atendimentos presenciais com crianças e adolescentes e atua a partir da análise do comportamento. Acredita que a psicoterapia infantil e com adolescentes só é possível quando se trabalha em conjunto com a família, sendo assim, também atua na parte de orientação aos pais e responsáveis.